Olá sou Maristela Bassani, Arquiteta Urbanista e Designer de Interiores. Hoje vamos falar um pouco sobre as tendências dentro da arquitetura para 2022.
Tudo o que acontece no mundo, influencia diretamente nas tendências da arquitetura, a pandemia evidenciou diretamente, visto que a maioria passou a trabalhar em casa e com isso, a casa passou a ser vista não apenas para dormir, mas a busca pelo bem estar e conforto, design afetivo, projeto humanizado e claro o closet na entrada para os cuidados com vestuário e higienização, passou a ser uma necessidade.
A pandemia e a quarentena trouxe um novo olhar do morador para o seu LAR, como a maioria das pessoas passava o dia todo trabalhando fora, não fazia as refeições em casa, convivia pouco com as pessoas em casa, se deslocando do trabalho apenas para dormir. Com a pandemia isso mudou completamente, as pessoas passaram a trabalhar de casa, a conviver o dia todo com seu familiares em casa, isso tudo fez com que as pessoas buscar por um LAR que atendesse as suas necessidades. E com isso surgiram algumas tendências como:
1° Olhar a casa de forma que atenda as suas necessidades de forma confortável e aconchegante.
A mesa de escritório para se trabalhar de casa, a busca por cadeiras confortáveis, fez com que o setor não desse conta de atender, formando uma fila de espera.
2° Busca por casas com espaços de jardim e área externa para a família.
As pessoas passaram a buscar por imóveis em áreas mais rurais, ou mesmo terrenos maiores, casas com jardim e espaço de lazer. Aquecendo o mercado imobiliário, fazendo com que as casas fossem vendidas rapidamente.
3° Minimalismo acolhedor ou estética comfy.
Quanto mais melhor, priorizando fluidez dos espaços, do caminhar e da circulação. A combinação de formas e linhas curvas e retas, trazendo um design elegante e diferenciado, no qual busca valorizar a simplicidade. Com materiais de toque macio, pisos naturais assim como a madeira, confortável e de boa qualidade. As cores neutras como: creme marrom são destaque.
4° Diversas texturas.
A busca por ambiente aconchegante, acolhedor, fez com que os ambientes todos brancos deixar de ser usado.
Formas orgânicas, mistura de estilos, cores vibrantes, tudo que provoque emoções e sensações.
5° Design afetivo ou Retrô.
Todo aquele mobiliário de gerações, moveis antigos, foram inseridos nos ambientes, fez com que diversas marcas fizessem relançamentos com releitura dos móveis antigos.
6° Modernismo orgânico.
A presença da natureza tanto na parte interna, quanto externa do LAR, painéis de madeira clara, cores terracota.
Espaços mais integrados, sem divisões, integrando externo e interno, na busca por trazer a conexão com a natureza.
7° Cor dourada ou Golden Fever.
Cor dourada voltou para ficar, os objetos com este tom remetem ao metal precioso, e outro dentro de psicologia de cores é remetida como a cor do vencedor, dourado é a cor da sabedoria, da qualidade e da abundancia, significa, prosperidade, sucesso, realização, prestigio, sofisticação e elegância. Visto que transmite muitos sentimentos que as pessoas querem ter dentro de casa.
Aqui citei apenas algumas, como podemos observar o design afetivo, veio para ficar nos projetos e em nosso LAR.
Me conta aqui, qual deles você mais gostou, qual você usaria em sua casa.